Biblioteca particular de Fernando Pessoa disponível na Internet

Fernando_Pessoa_Mensagem_1934
Capa da primeira edição de “Mensagem” (exemplar que pertenceu a Fernando Pessoa)

A Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal) tornou disponível para consulta pública, no próprio local ou em versão digital, a biblioteca particular do poeta Fernando Pessoa (1888-1935), principal nome da literatura portuguesa do século XX. São mais de 1400 volumes que pertenceram a Pessoa, de inúmeros autores, sobre os mais variados assuntos e em 8 línguas: português, inglês, francês, espanhol, galego, latim, italiano e grego.

Trata-se de iniciativa rara, senão única: todos os volumes que compunham o acervo do poeta foram reunidos e digitalizados na íntegra por uma equipe internacional. Além de fotografar integralmente os volumes – o que inclui até mesmo as capas das brochuras e pastas das encadernações –, os arquivos digitais apresentam também a assinatura e as anotações e correções de Fernando Pessoa, de próprio punho, em cada livro, inclusive em seu próprio exemplar da primeira edição de Mensagem, publicada em 1934.

À exceção de parte dos livros da coleção, ainda não disponíveis na rede devido a questões de direito autoral – e que por isso só podem ser consultados no próprio local –, os demais podem ser lidos na Internet ou baixados do sítio http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt.

Santarém, Pará, 6/1/2012. Editado em 27/4/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s