Dicionário Caldas Aulete disponível na Internet

Aulete_DigitalO Dicionário Caldas Aulete, um dos mais importantes e conceituados dicionários de língua portuguesa, está disponível para consulta gratuita na Internet. Trata-se de uma iniciativa da editora Lexikon, que o atualizou e digitalizou.

Idealizado pelo português Francisco Júlio de Caldas Aulete (1826-1878), sua primeira edição saiu em 1881, três anos após a morte do autor, graças a António Lopes dos Santos Valente (1839-1896), que deu prosseguimento ao trabalho de Aulete, pondo em prática o plano traçado por ele. O dicionário foi reeditado, com acréscimos, em 1925 e 1948.

No Brasil, o Caldas Aulete ou simplesmente Aulete, como ficou mais conhecido, foi lançado pela editora Delta, em 5 volumes, em 1958, e reeditado em 1964, 1971, 1974, 1980 e 1987, sucessivamente atualizado e ampliado por Hamílcar Garcia.

Recentemente a editora Lexikon lançou um Minidicionário Caldas Aulete em versão impressa, além de edições infanto-juvenis ilustradas com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e da Turma do Cocoricó.

O Aulete Digital apresenta, entre outros recursos, muitos exemplos de uso dos termos definidos, conjugação completa de verbos, pronúncia de muitas palavras, possibilidade de imprimir páginas, além do texto do último acordo ortográfico de nossa língua.

A versão digital do Dicionário Caldas Aulete está disponível no sítio http://www.auletedigital.com.br.

Santarém, PA, 4/1/2012. Editado em 18/4/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s